quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que você quer ser quando crescer?

Ramon Bonella (QUIM3), garoto propaganda deste post.

Na infância, respondemos essa pergunta com mais estusiasmo e alegria. Brincávamos com as profissões  com a mesma facilidade que nos fantasiávamos de super-heróis ou princesas. Quando eu era criança, escolhia uma profissão para cada dia da semana: nas segundas-feiras, astronauta; nas terças, bailarina; nas quartas, pintora; nas quintas-feiras, professora; nas sextas, médica; sábados, cantora; e, no domingo, bem... no domingo, eu descansava. E assim, como todas as crianças, experimentava papéis e, brincando, pensava no futuro.

Com o passar dos anos, a brincadeira vira coisa séria. A pergunta "O que você quer ser quando crescer?" deixa de ser um trampolim para a diversão e torna-se uma questão torturante. Na infância, podíamos escolher uma carreira pela beleza, diversão e aventura. Na vida adulta, a felicidade profissional reside em ter dinheiro, de preferência aquele que venha rápido e com pouco esforço. Aceitação e prestígio tornam-se sinônimos de sucesso profissional.

Pais e mães determinam: "Faça Direito/Medicina!" Afinal, vai ser bonito dizer que tem um(a) filho(a) doutor(a). Aquele tio entrará no assunto com uma opinião reveladora: "Escolha a carreira pelo mercado de trabalho", e continuará, "Faça engenharia de petróleo, é o curso do momento". Família e amigos sempre dão pitaco no futuro alheio, o professor também não se silencia e, assim, mais opções surgem nesse horizonte já bastante nebuloso. 

E a angustiante pergunta continua: "O que eu vou ser quando crescer?"

Bom, eu não sou um oráculo, não fornecerei nenhuma solução definitiva, ao contrário, colocarei mais caroço no angu alheio. O tempo da ingenuidade deve ter seu término e isso não é necessariamente uma coisa ruim. Aceitar uma carreira por imposição (dos pais, da mídia, dos amigos) não pode ser uma opção, pois o preço de um futuro frustante é muito alto. Faça um teste vocacional, pesquise na internet as universidades, seus cursos e políticas de assistência estudantil. Analise as opções e informe-se sobre elas, pode ser que escolha uma das profissões sugeridas por seus pais ou talvez encante-se por outra. 

Selecionem critérios para a escolha do curso de graduação, podem incluir o prestígio e o dinheiro a eles, mas não esqueçam do prazer. Quantos profissionais desgostosos de suas carreiras vocês conhecem? E quantos que demonstram alegria no exercício de sua profissão? Acreditem, optem pela felicidade. Não há mal algum em querer ganhar dinheiro, mas lembrem-se que para ser um bom profissional em qualquer área será necessária muita dedicação. Quem ama o que estuda e faz esforça-se muito mais para ampliar seu conhecimento, desta forma acaba naturalmente se destacando. Portanto, escolham o prazer.


Visita à Universidade Federal de Viçosa


Ontem, os alunos do 3º ano dos cursos integrados do campi Timóteo passaram o dia no evento "Decisão para o Futuro - A graduação na UFV".




Entre palestras, stands e conversas com os graduandos da UFV, nossos alunos obtiveram mais informações sobre suas opções profissionais. 





                                              
A oportunidade de visitar a UFV propiciou reencontros: com antigos alunos que hoje fazem os cursos daquela instituição; com o acordeonista Pedro Medina que está no Coluni; com colegas docentes; e, no caso do Dudu, com a sua própria história escrita durante anos dentro dos muros daquela universidade.



Vivian sex-aluna do curso de Química do CEFET-MG, hoje, faz Medicina na UFV.


Vingança! Plaquinha da turma do Prof. Dudu:
"Turma de canudos e becas. Adeus Perereca!"
Alguns descartaram cursos que julgavam interessantes. Outros saíram ainda mais convictos do curso que desejam fazer. Outros tantos somaram mais alguns cursos a sua paleta de futuros possíveis. 









Tenho certeza que a angústia de muitos permanece, mas informar-se é o primeiro passo para uma decisão consciente. 






Mas e aí, o que vocês querem fazer agora que cresceram?

Ajudando a Kécia (INF3) a pensar sobre o futuro.