Ajuda

Para que vocês possam navegar pelo blog e aproveitar bem todas as ferramentas disponíveis, sugiro a leitura desta página de ajuda. Abaixo, segue um diagrama do blog, apresentando uma cor diferente para cada campo. O espaço branco maior, à direita, é destinado às postagens. A barra lateral do lado esquerdo facilitará a navegação, agrupando e organizando os principais links. Entenda abaixo o que são cada um dos grupos representados pelos campos de cores diferentes:


Páginas: Essa barra superior contém abas que nos transportarão por páginas isoladas. A página INÍCIO é a principal, onde serão publicadas as postagens. A página SOBRE O BLOG traz uma breve apresentação da nossa proposta. Na página HISTÓRIA GERAL, estarão relacionados os eixos temáticos que compõem a área do conhecimento histórico mais voltada para a história do mundo. Na página HISTÓRIA DO BRASIL, encontraremos a lista dos eixos temáticos ligados à história do nosso país. As páginas PRIMEIRO ANO, SEGUNDO ANO e TERCEIRO ANO trazem informações referentes às turmas dos respectivos níveis do Ensino Médio: grade de horários, data das provas e conteúdo programático, com links para as postagens relacionadas às matérias pertinentes a cada nível.  

Quem sou eu: Aqui vocês encontrarão informações sobre mim e um link para me seguirem no Twitter.

Arquivo: Esse recurso vocês já conhecem bem. O formato de arquivamento das postagens é o padrão, que vocês encontram em qualquer blog.

Índice: Este é o índice temático das nossas postagens.

Arte e Memória: Aqui, há algumas sugestões de links relacionados a instituições que conservam e expõem obras de artes, objetos históricos e bens materiais relacionados a culturas diversas.

Bibliotecas, arquivos e documentos: Esta lista oferece outros links de instituições e sites que reúnem obras bibliográficas e documentos históricos. Alguns disponibilizam material para consulta on line.

Links: Alguns links que são úteis para o nosso dia-a-dia. Entre eles, destaquei o site Domínio Público, que oferece gratuitamente obras literárias para baixar e ler. Outros dois sites estão em destaque: o da Revista de História da Biblioteca Nacional e o da História Viva, periódicos especializados em divulgar com credibilidade o conhecimento histórico ao grande público.

Dicionários: Para facilitar a vida, mais utilidades: uma série de links só de dicionários para ninguém se perder no vocabulário.

Seguidores: Aqui é a lista dos seguidores do blog.

Visualizações: Este campo apresenta algumas estatísticas do blog.

Busca: Com esta ferramenta, vocês poderão realizar buscas no blog e nos sites ligados ao blog.